• Imprimir

REDE ANSP IMPLANTA AUTORIDADE CERTIFICADORA (CA) PARA GRIDS COMPUTACIONAIS

Após dois anos de desenvolvimento e testes, a rede ANSP, em colaboração com o NCC-Unesp, implanta oficialmente o serviço de emissão de certificados digitais para a área científica. 

 

Após cinco anos de trabalho administrativo, científico e operacional, a rede ANSP (an Academic Network at São Paulo) e o NCC-Unesp (Núcleo de Computação Científica da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") colocaram em produção, oficialmente, neste mês de dezembro de 2013, a Autoridade Certificadora (Certification Authority - CA) para grids computacionais no Estado de São Paulo: ANSPGridCA (ANSP Grid Certification Authority).

Grids computacionais são recursos de processamento e de armazenamento de dados, distribuídos e interconectados, que visam atender a grupos de usuários geograficamente dispersos. O gerenciamento desse ambiente cooperativo envolve questões de segurança, que requerem mecanismos de autenticação de usuários e recursos, com o fim de estabelecer níveis e prioridades de acesso. No meio acadêmico, a arquitetura de computação em grid tem se tornado uma das principais ferramentas de colaboração em grandes projetos de pesquisa nacionais e internacionais.

Uma das grandes vantagens dessa arquitetura é a disponibilização de grandes recursos computacionais para o pesquisador e sua inserção na comunidade internacional de usuários de grid. Na área acadêmica, a segurança em grid é regulamentada pela GSI (Grid Security Infrastructure) que utiliza criptografia de chaves públicas, também conhecida como "criptografia assimétrica", como base para a sua funcionalidade. Cada usuário, serviço e servidor de cada grid é identificado por um certificado digital. A emissão desses certificados é feita por uma Autoridade Certificadora que segue as diretrizes estabelecidas pelo IGTF (International Grid Trust Federation).

A criação de uma Autoridade Certificadora no Estado de São Paulo é uma antiga reivindicação dos cientistas que fazem grid computing, que até agora tinham que obter seus certificados de autoridades nos Estados Unidos da América ou na Europa, através de um processo administrativo moroso.

A ANSPGridCA (ANSP Grid Certification Authority) foi reconhecida pela TAGPMA (The Americas Grid Policy Management Authority) no primeiro semestre de 2012 e pelo TACAR (TERENA Academic Certification Authority Repository), no segundo semestre do mesmo ano, e começou a emitir certificados em março de 2013, inicialmente só para o GridUnesp. Após nove meses de testes e aprendizado, entra agora em regime de produção aberto para toda a comunidade acadêmica do Estado de São Paulo.

O Módulo de Segurança Criptográfico HSM (Hardware Security Module), que gera a chave criptográfica usada para assinatura dos certificados digitais, é fabricado no Brasil, com tecnologia brasileira, e está instalado no data center do NCC-Unesp, em São Paulo, capital.

Prof. Luis Fernandez Lopez, Coordenador da rede ANSP, diz que o objetivo agora é atender a toda comunidade científica do Estado de São Paulo: "Convidamos os pesquisadores paulistas, que necessitem certificados de grid, a utilizarem os serviços da ANSPGridCA.".

___________________________________________________

Saiba mais:

 

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg  The Academic Network at São Paulo (ANSP) Grid Certification Authority.

http://gridca.ansp.br

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg  The Academic Network at São Paulo (ANSP) Grid Certification Authority. "Certificate Policy and Certification Practice Statement" . v. 1.0. 18 abril 2012.

http://gridca.ansp.br/media/ca/cpcps.pdf

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg  The Americas Grid Policy Management Authority (TAGPMA).

http://www.tagpma.org

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg  International Grid Trust Federation (IGTF).

http://igtf.net

FaLang translation system by Faboba